Lucas Leiva e Bakayoko (Milan x Lazio - Serie A 2018-19)
Julho 3, 2020

14 rapidinhas sobre o Campeonato Italiano

A disputa no Campeonato Italiano continua intensa. A Juventus aproveitou o tropeço da Lazio contra a Atalanta para abrir quatro pontos de vantagem na liderança, enquanto a briga pelas vagas na Liga Europa continua apertadíssima — o Napoli já está lá via Copa, mas Roma, Milan e Verona miram os dois lugares restantes.

Apropriado, então, que estas duas brigas sejam o destaque da rodada deste fim de semana. A Lazio recebe o Milan, no sábado, enquanto Napoli e Roma tem confronto direto no domingo.

Se você está por fora, não se preocupe. Separamos essas 14 rapidinhas para você se inteirar das principais informações antes de fazer o seu palpite. Vem conferir!

Lazio x Milan – sábado, 04/07, 16h45

1. Lazio: só 100% basta

As duas vitórias após a virada cedida à Atalanta foram bons pontos de partida — mas a Lazio precisa ser perfeita para desafiar a Juventus. A atual diferença obriga o time a torcer por um tropeço bianconero para assumir a liderança após o confronto direto marcado para dia 20.

2. Artilheiro fora de combate

Ciro Immobile ressurgiu na temporada, liderando a artilharia da Serie A com 29 gols. Porém, será importante desfalque amanhã: está suspenso após receber cinco cartões amarelos. Felipe Caicedo também está fora, pelo mesmo motivo.

3. Opções reduzidas

A lista de desfalques da Lazio não para por aí. Lucas Leiva, Luiz Felipe, Bobby Adekanye e Senad Lulic continuam no DM. A possível escalação tem Strakosha; Patric, Acerbi e Radu; Lazzari, Milinkovic-Savic, Parolo, André Anderson e Jony; Luiz Alberto e Correa.

4. Milan: um passo para frente, outro para trás

Mais um tropeço no meio de semana, desta vez contra a SPAL, demonstrou que o Milan ainda está longe da consistência necessária para voltar ao pelotão de elite do futebol italiano. Com 43 pontos, o time está cinco atrás da Roma em quinto lugar e 17 atrás da Atalanta, quarta.

5. Boas notícias no DM

A boa notícia é que a lista de desfalques é bem reduzida: apenas Mateo Musacchio e Léo Duarte, lesionados, não têm condições de atuar.

6. Ibra como plano B

Recuperado de lesão muscular, Zlatan Ibrahimovic voltou a campo na quarta-feira, entrando no final da partida. A tendência é que comece novamente entre os reservas — Rebic deve ser mantido no comando do ataque.

7. Reação com o mesmo time

Apesar do resultado desfavorável na última rodada, a tendência é de Stefano Pioli não alterar o time. Donnarumma; Calabria, Gabbia, Romagnoli e Hernández; Kessié, Bennacer, Castillejo, Paquetá e Çalhanoglu; Rebic é o time esperado contra a Lazio.

Napoli x Roma – domingo, 05/07, 16h45

8. A disputa que ninguém queria

Sem muitas chances de classificação para a Champions League, Napoli e Roma terão que se contentar com a Liga Europa. Enquanto os napolitanos já garantiram vaga, ao vencer a Copa Itália, os romanistas tem apenas cinco pontos de vantagem sobre o Milan e seis sobre o Verona, atuais sétimo e oitavo colocados.

9. Napoli: pausa no bom momento

O Napoli vinha em alta nesta retomada do calendário, vencendo a Copa e as duas partidas disputadas pelo campeonato. A Atalanta quebrou essa sequência: venceu por 2 a 0 e praticamente encerrou as chances napolitanas de chegar à Champions League.

10. Retorno de titulares

Gennaro Gattuso promoveu algumas alterações no meio de semana, mas deve voltar a uma escalação mais usual contra a Roma: Callejón, Lobotka, Elmas e Hysaj são cotados como titulares.

Do lado negativo, Allan e Malcuit continuam lesionados — são os únicos desfalques do Napoli.

11. Roma: sem tempo para mais tropeços

O retorno não tem sido muito positivo para a Roma. Depois de vencer contra a Sampdoria, o time já foi batido por Milan e Udinese, ambas por 2 a 0. Paulo Fonseca e comandados procuram os três pontos para se reabilitarem e terminarem a temporada sem mais sustos.

12. Indisciplina jogando contra

Cartões tiraram Pellegrini e Veretout da partida de quinta-feira, mas ambos devem voltar ao time contra o Napoli. Porém a expulsão contra a Udinese vai deixar Diego Perotti fora do duelo.

13. Desfalques e retornos

Falando em desfalques, Juan Jesus, Gianluca Mancini e Pau López continuam recuperando-se de lesões. Mas Dzeko, Justin Kluivert e Mkhitaryan são cotados para voltar ao time titular, após serem poupados.

14. Tabu curioso

Curiosamente, o Napoli não vence a Roma em casa desde 2014. São dois empates e duas derrotas no período — apesar do time ter vencido três vezes em Roma. No primeiro turno, vitória dos mandantes na capital: 2 a 1, com gols de Zaniolo, Veretout e Milik.

Imagem: Reuters

Mais Postagens

Reinier e Nathan (Flamengo x Atletico-MG - Brasileirao 2019)
Agosto 7, 2020

Destaques de Fortaleza x Athletico-PR e Flamengo x Atlético-MG

Demorou, mas começou! As medidas de contenção da pandemia causada pelo novo coronavírus atrasaram o início do Brasileirão em três meses — mas a disputa está pronta para a primeira rodada neste fim de...

Marcos Rocha e Janderson (Palmeiras x Corinthians - Brasileirao 2019)
Agosto 5, 2020

6 dados sobre Corinthians x Palmeiras

Round número 2 na maior rivalidade paulista. Duas semanas depois de se enfrentarem no retorno do Paulistão, Corinthians e Palmeiras retornam a Itaquera para a primeira parte da decisão do campeonato...

Walker e Modric (Real Madrid x Manchester City - Champions League 2019-20)
Agosto 3, 2020

Liga dos Campeões e Brasileirão para abrir agosto

Agosto é tradicionalmente o mês de começo de temporada na Europa. Mas esse 2020 maluco inverteu a lógica: é o Brasileirão que começa, enquanto os maiores times finalizam a principal competição de...