Alex Santana (Botafogo x Portuguesa-RJ - Carioca 2019)
Julho 1, 2020

Definição no Carioca: Portuguesa-RJ x Botafogo

O Campeonato Carioca foi o primeiro a retornar no Brasil — mesmo em condições desfavoráveis — e já temos rodada decisiva. O meio de semana tem os últimos jogos da fase de grupos na Taça Rio, definindo os últimos classificados para a semifinal do turno.

A quarta-feira traz o Grupo A, encabeçado pelo Flamengo: o rubro-negro já está classificado, com a primeira posição garantida. A segunda vaga, porém, está completamente em aberto — quatro times ainda têm chance, com um confronto direto sendo o principal destaque.

O Botafogo vai à Ilha do Governador enfrentar a Portuguesa-RJ, no mesmo horário em que o Boavista duela com o Flamengo no Maracanã. Quer saber o que cada time precisa para garantir a vaga? Detalhamos tudo tintim por tintim — além de trazer informações para você palpitar em nosso Bolão:

Como cada um se classifica

O Botafogo é o time em melhor posição, dependendo principalmente do próprio resultado. O alvinegro tem sete pontos, assim como o Boavista, e ambos têm o mesmo saldo de gols: 2. Com a vantagem nos gols marcados (9 a 5), porém, precisa apenas igualar o resultado da equipe de Saquarema.

Resumindo: caso o Boavista vença o Flamengo, o Botafogo precisa superar a Portuguesa pela mesma diferença de gols. Empate no Maracanã classifica o alvinegro com o mesmo resultado na Ilha do Governador. E vitória rubro-negra faz com que o Fogão precise de apenas um ponto para garantir seu lugar na semifinal.

Com quatro pontos, a Portuguesa precisa de mais resultados paralelos. Além de vencer o seu jogo, precisa obrigatoriamente de vitória do Flamengo e que o Bangu não goleie a Cabofriense — a vantagem no saldo para o alvirrubro é de quatro gols.

Por falar em Bangu, o time tem chances mais teóricas do que prováveis. A equipe de Moça Bonita precisa tirar o mencionado saldo para a Lusa Carioca, enquanto torce para vitória dela contra o Botafogo e que o Flamengo confirme seu favoritismo sobre o Boavista.

Portuguesa-RJ x Botafogo

A Portuguesa deu uma ajuda ao Botafogo no retorno do Carioca — o empate com o Boavista em 0 a 0 deu ao alvinegro a chance de assumir a segunda posição no grupo. Chance convertida com a goleada de 6 a 2 sobre a Cabofriense.

Na elite do estadual desde 2016, a Lusa Carioca ainda não conseguiu superar o Fogão no período. São três vitórias do alvinegro, incluindo duas goleadas por 4 a 1, e um empate por 2 a 2.

O Botafogo começou tropeçando contra dois adversários de divisões inferiores — Volta Redonda e Madureira — mas se acertou durante o campeonato. Desperdiçou pontos contra apenas mais um oponente deste tipo: o empate contra o Bangu, na terceira rodada da Taça Rio.

Escalações

Os dois times não devem mudar muito os titulares para a partida de hoje à noite. Na Portuguesa, Cafu é desfalque certo: foi expulso contra o Boavista.

Chay deve ser o seu substituto, completando a escalação provável: Milton Raphael; Luis Gustavo, Dilsinho, Diego Guerra e Mauro Gabriel; Muniz, Henrique, Romarinho; Chay, Adriano e Matheus Pimenta.

Ainda sem Marcinho (cirurgia no joelho), mas sem novos desfalques, Paulo Autuori tem apenas uma grande dúvida. Quem começa no meio-campo: Alex Santana, que foi titular, ou Caio Alexandre, que entrou bem durante a Cabofriense?

O provável Botafogo tem Diego Cavalieri; Luiz Fernando, Marcelo Benevenuto, Ruan Renato e Danilo Barcelos; Cícero, Alex Santana (Caio Alexandre), Honda e Bruno Nazário; Luis Henrique e Pedro Raul.

Imagem: Gazeta Press

Mais Postagens

Reinier e Nathan (Flamengo x Atletico-MG - Brasileirao 2019)
Agosto 7, 2020

Destaques de Fortaleza x Athletico-PR e Flamengo x Atlético-MG

Demorou, mas começou! As medidas de contenção da pandemia causada pelo novo coronavírus atrasaram o início do Brasileirão em três meses — mas a disputa está pronta para a primeira rodada neste fim de...

Marcos Rocha e Janderson (Palmeiras x Corinthians - Brasileirao 2019)
Agosto 5, 2020

6 dados sobre Corinthians x Palmeiras

Round número 2 na maior rivalidade paulista. Duas semanas depois de se enfrentarem no retorno do Paulistão, Corinthians e Palmeiras retornam a Itaquera para a primeira parte da decisão do campeonato...

Walker e Modric (Real Madrid x Manchester City - Champions League 2019-20)
Agosto 3, 2020

Liga dos Campeões e Brasileirão para abrir agosto

Agosto é tradicionalmente o mês de começo de temporada na Europa. Mas esse 2020 maluco inverteu a lógica: é o Brasileirão que começa, enquanto os maiores times finalizam a principal competição de...