Messias e Lucas Lima (Palmeiras x América-MG - Copa do Brasil 2018)
Dezembro 23, 2020

Destaques das semifinais da Copa do Brasil

O fim do ano no futebol brasileiro será bem diferente em 2020. No lugar das tradicionais peladas festivas, dois jogos decisivos: as semifinais da Copa do Brasil!

Grêmio, São Paulo, Palmeiras e América-MG entram em campo hoje para o primeiro jogo desta disputa — antes de confirmar os finalistas na próxima semana. Três times na ponta do Brasileirão e um intruso da segundona, mas também tem apresentado bom futebol em 2020.

O que cada time prepara para estes 90 minutos tão importantes para a temporada? Separamos os destaques das semifinais da Copa do Brasil para você que ainda não decidiu o seu palpite para hoje à noite!

1. Grêmio x São Paulo

Jogos recentes

Lembra daquela sequência de 13 vitórias e 16 jogos invictos? O Grêmio até chegou a 18 partidas sem perder, mas o tricolor gaúcho não sabe o que é vencer há quatro jogos — e sofreu eliminação com goleada para o Santos nas quartas de final da Libertadores.

O São Paulo também perdeu longa invencibilidade — para ninguém menos que o rival Corinthians — mas se recuperou com boa vitória sobre o Atlético-MG, então vice-líder do Brasileirão. O tricolor paulista tem agora cinco pontos de vantagem sobre o Flamengo, com o rubro-negro ainda tendo um jogo a mais por fazer.

Escalação

Grêmio

Renato Gaúcho preservou alguns titulares no final de semana, mas volta a usar o que tem de melhor no mata-mata. O Grêmio tem algumas baixas: David Braz e Maicon são dois nomes importantes que ficam de fora.

Alisson, recuperado, pode voltar ao time titular. Mas tem a concorrência de Ferreira, mais cotado para sair jogando.

O provável Grêmio tem: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Darlan, Ferreira (Alisson), Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza.

São Paulo

O São Paulo tem uma incógnita grande no ataque. Luciano deixou o clássico contra o Corinthians com um estiramento na coxa esquerda e não atuou quarta-feira passada, contra o Atlético-MG. O clube não descarta a volta do atacante, mas será apenas cortina de fumaça?

Se Luciano não retornar, a tendência é de utilizar o mesmo esquema que funcionou contra o Galo, com Tchê Tchê reforçando o meio-campo.

O São Paulo deve ir a campo com: Tiago Volpi; Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan e Tchê Tchê (Luciano); Igor Gomes, Daniel Alves, Gabriel Sara e Brenner.

Histórico do confronto

O duelo de tricolores é bem equilibrado nos últimos anos. Em 15 partidas, são cinco vitórias do Grêmio, quatro para o São Paulo e seis empates. Porém, fica devendo em gols: Mais de 2.5 aconteceu apenas três vezes. Histórico um pouco melhor para Ambas Marcam, que ocorreu em seis oportunidades.

A última vitória visitante ocorreu no já distante 2015, com o São Paulo vencendo o Grêmio por 2 a 1. Mas foi exatamente o último triunfo paulista no confronto: de lá para cá os gaúchos venceram todas dentro de casa (quatro jogos) e empataram ao jogar como visitante (cinco encontros).

2. Palmeiras x América-MG

Jogos recentes

O tema dos semifinalistas desse ano parece ser “sequência invicta que chegou ao fim”. O Palmeiras é mais um na lista, com a derrota para o Inter, no sábado, encerrando período de sete jogos sem perder. Dentro de casa, porém, o Verdão não perde desde outubro: o tropeço contra o Coritiba foi a gota d’água que faltava para a demissão de Vanderlei Luxemburgo.

Do lado americano, polêmico empate no domingo contra a Chapecoense: gol mal anulado nos últimos minutos tirou o que seria a quinta vitória consecutiva do time na Série B. O Coelho continua em segundo lugar, dois pontos atrás da Chape e com nove de vantagem sobre o quinto lugar.

Escalação

Palmeiras

Entre positivos para Covid-19 e lesões físicas, o Palmeiras teve um período recheado de desfalques importantes. Os jogadores pouco a pouco vão retornando: dessa vez, Rony e Luiz Adriano são possibilidades no time titular.

A principal dúvida de Abel Ferreira fica na utilização de Gabriel Menino. Se optar por ter o jovem no meio-campo, Marcos Rocha ganha a vaga na lateral direita. Mas Zé Rafael é opção para atuar ao lado de Danilo, o que deixaria Menino na linha de defesa.

Um possível Palmeiras tem: Weverton; Gabriel Menino, Luan, Gustavo Gómez e Viña; Danilo, Zé Rafael (Marcos Rocha) e Raphael Veiga; Gabriel Veron, Gustavo Scarpa e Rony.

América-MG

O Coelho tem a sua melhor participação na história da Copa do Brasil e chega como franco-atirador. Além da diferença entre os times, a lista de desfalques dificulta ainda mais a vida de Lisca.

Os laterais Diego Ferreira e João Paulo seguem lesionados, com Daniel Borges e Sávio ocupando as posições. Zé Ricardo e Alê (este por suspensão) também ficam de fora, assim como Léo Passos: o atacante está emprestado pelo Palmeiras e o América-MG preferiu não desembolsar os R$ 500 mil previstos em contrato para utilizar o jogador contra o ex-time.

Assim, o América-MG deve ir a campo com: Matheus Cavichioli; Daniel Borges, Messias, Anderson e Sávio; Flávio, Juninho e Geovane; Felipe Azevedo, Rodolfo e Ademir.

Histórico do confronto

O América-MG tem sido um daqueles “times ioiô”, revezando temporadas nas Séries A e B. Por isso, os duelos com o Palmeiras não são tão frequentes — mas o Verdão tem boa vantagem na última década.

Em dez jogos desde 2010, são quatro vitórias para o Palmeiras, com cinco empates e apenas um triunfo mineiro, em 2013. Curiosamente, são encontros de placar baixo: Mais de 2.5 gols aconteceu apenas em duas oportunidades. Inclui o confronto mais recente, vitória palmeirense por 4 a 0 em novembro de 2018.

Ambas Marcam tem histórico um pouco melhor. Nos dez jogos citados, houve gol dos dois lados em cinco oportunidades.

Imagem: Gazeta Press

Mais Postagens

Palmeiras Comemoração (América-MG x Palmeiras - Copa do Brasil 2020)
Janeiro 4, 2021

Alexandre Vieira fatura a rodada final de dezembro

Enfim chegou o momento: 2020 ficou para trás. E teve emoção até o fim no Bolão 188BET, em sua última semana antes da pausa por tempo indeterminado. O grande vencedor? Alexandre Vieira, com 557,25...

Luan, Jean Pyerre e Gabriel Sara (Grêmio x São Paulo - Copa do Brasil 2020)
Dezembro 30, 2020

8 rapidinhas das semifinais da Copa do Brasil

A hora da decisão se aproxima! Esta noite vamos conhecer os finalistas da Copa do Brasil, em dois jogos que prometem doses generosas de tensão e emoção. As partidas de ida deixaram as duas semifinais...

Bernardo Silva e Mount (Chelsea x Manchester City - PL 2019-20)
Dezembro 28, 2020

Última rodada chega com duelos de arrasar!

Chegou a hora de dar adeus a 2020! A última rodada do Bolão 188BET tem a Copa do Brasil em destaque, junto com bons jogos na Europa e na Série B! A disputa começa com Manchester United e...