Reinier e Nathan (Flamengo x Atletico-MG - Brasileirao 2019)
Agosto 7, 2020

Destaques de Fortaleza x Athletico-PR e Flamengo x Atlético-MG

Demorou, mas começou! As medidas de contenção da pandemia causada pelo novo coronavírus atrasaram o início do Brasileirão em três meses — mas a disputa está pronta para a primeira rodada neste fim de semana.

A maratona de jogos será ainda mais intensa este ano. Aliás, vamos além de 2020: a última rodada está marcada para fevereiro de 2021. Elenco e preparação física serão bastante exigidos, começando já neste sábado.

Separamos dois jogos dessa primeira rodada para os palpites no Bolão — e é deles que vamos falar hoje. Confira os destaques de Fortaleza x Athletico-PR e Flamengo x Atlético-MG para esse começo de campanha no Brasileirão!

1. Fortaleza x Athletico-PR – sábado, 08/08, 19h

A partida inaugural coloca frente a frente dois times que foram destaque em 2019. De um lado o Fortaleza, que mostrou bom futebol com Rogério Ceni e escalou a tabela até o nono lugar — bem longe da expectativa inicial, de apenas lutar contra o rebaixamento.

Ceni, que saiu e retornou durante a última campanha, continua no comando do Leão. O mesmo não acontece com o Athletico. Tiago Nunes saiu após classificar o Furacão à Libertadores desse ano e agora Dorival Junior é o responsável por conduzir o ousado projeto atleticano.

Até aqui em 2020

O Fortaleza tem até aqui um ano de muita promessa, mas ainda sem resultados positivos. A campanha na Sul-Americana teve sabor agridoce: em confronto histórico contra o Independiente, foi eliminado no critério do gol qualificado — venceu em casa por 2 a 1, mas perdeu na Argentina por 1 a 0.

No cenário doméstico, classificou-se à final do Cearense, contra o rival Ceará; mas foi eliminado pelo Vovô na semifinal da Copa do Nordeste — ainda teve que assistir o alvinegro levantar a taça da competição.

O Athletico-PR tem a situação contrária. Conquistou o Paranaense, com virada incrível sobre o Coritiba na finalíssima do estadual, e ainda está vivo nos grupos da Libertadores: venceu um e perdeu outro dos dois jogos disputados antes da paralisação do torneio.

Escalações

Fortaleza e Athletico-PR realizaram cada um seis partidas após a paralisação do futebol, mas os cearenses não jogam desde a eliminação nas semis da Copa do Nordeste. Onze dias de preparação para o time de Rogério Ceni, que por ter elenco mais enxuto, não deve ter muitas surpresas na estreia.

A escalação mais utilizada por Rogério Ceni até aqui tem: Felipe Alves; Tinga, Quintero, Paulão e Bruno Melo; Felipe e Juninho; Osvaldo, David, Romarinho e Wellington Paulista. Os dois últimos, porém, não começaram jogando contra o Ceará — Marlon e Mariano Vázquez foram os escolhidos, assim como Gabriel Dias no lugar de Tinga.

No lado atleticano, uma mudança é certa: o lateral Adriano rescindiu contrato, forçando Dorival Junior a buscar uma alternativa no lado direito — Erick, que atua improvisado no setor, está lesionado, deixando Khellven e Jonathan como opções.

A chegada de reforços sugere disputas por posição em todos os setores do campo. Apesar disso, a expectativa é de um time pouco mexido em relação ao que disputou as finais do estadual. O possível Athletico titular é: Santos; Khellven (Jonathan), Lucas Halter, Thiago Heleno e Abner; Wellington, Léo Cittadini e Marquinhos Gabriel; Nikão, Geuvânio e Bissoli.

2. Flamengo x Atlético-MG – domingo, 09/08, 16h

Os campeões estão de volta — e estreiam contra o time que mais investiu durante a pausa do futebol. Não que o Flamengo tenha ficado parado: após todas as conquistas de 2019, jogadores importantes como Gustavo Henrique, Léo Pereira, Thiago Maia, Pedro e Michael chegaram para reforçar o elenco rubro-negro.

A maior mudança para os cariocas, porém, é no banco de reservas. Jorge Jesus retornou a Portugal e foi substituído por outro europeu — o catalão Domènec Torrent, ex-assistente de Pep Guardiola. Em comum, o futebol ofensivo. Mas como o carioca foi o primeiro estadual a terminar, ainda não tivemos prévia do que o novo comandante pretende dentro de campo.

O Atlético-MG também viu mudança no treinador, tônica do time nos últimos anos. Rafael Dudamel não vai deixar saudades, mas a chegada de Jorge Sampaoli também mudou as prioridades do clube. Com forte investimento, mais de R$ 85 milhões, o Galo chega para brigar por vaga na próxima Libertadores — e quem sabe ameaçar o favoritismo do rival de domingo.

Até aqui em 2020

O Flamengo ainda não encontrou muitos rivais à altura neste ano. Venceu o Carioca mesmo utilizando reservas e jogadores sub-20 no primeiro turno e tem 100% de aproveitamento no seu grupo da Libertadores.

A maratona de jogos pode ser o maior complicador para o time que está vivo e postula a primeira tríplice coroa com os títulos mais importantes do futebol brasileiro: Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil. Mas é também o time com elenco mais recheado para lidar com essa situação.

No Atlético, os primeiros dois meses da temporada foram o suficiente para dinamitar boa parte das ambições do clube no ano. Fora da Copa Sul-Americana e também da Copa do Brasil, o time terá apenas a final do Campeonato Mineiro e as 38 rodadas do Brasileirão a disputar até o fim da temporada.

Escalações

Domènec Torrent chega com outra filosofia de jogo em relação a Jorge Jesus, mas as peças devem continuar as mesmas. Filipe Luís está novamente à disposição após lesão na panturrilha, enquanto Rafinha é dúvida — ainda será reavaliado pelo departamento médico.

A escalação rubro-negra é a que o torcedor já se acostumou a ver em campo: Diego Alves; Rafinha (João Lucas), Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Gérson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.

Do lado alvinegro, o inquieto Sampaoli deixa mais difícil projetar um time titular. As maiores dúvidas estão na lateral e no meio-campo. Com Guga em vias de negociação, o titular da posição está em aberto: Mariano e Gabriel são opções. No meio-campo, três nomes fizeram companhia a Allan e Nathan nos quatro jogos realizados até aqui: Jair, Alan Franco e Hyoran.

Assumindo que não teremos surpresas no vestiário, o Atlético-MG projetado para domingo é: Rafael; Gabriel (Mariano), Réver, Alonso e Arana; Allan, Jair (Alan Franco) e Nathan; Savarino, Keno e Marrony.

Promoção Dia dos Pais 188BET

Quer homenagear aquele pai incrível e ainda ter a chance de ganhar uma chopeira? O 188BET tem essa promoção super especial para o domingo dos papais no Brasil!

Confira os detalhes de como participar no post oficial da promoção no Instagram e toca pro pai!

Imagem: Gazeta Press

Mais Postagens

Igor Vinicius e Angileri (São Paulo x River Plate - Libertadores 2020)
Setembro 28, 2020

Rodada 5 com mais Libertadores e novos clássicos

É para fechar setembro em alta — e começar outubro com tudo! O Bolão 188APP traz mais uma semana de muita disputa, com jogos importantes e muita rivalidade em campo. Como já virou costume, a...

Patrick de Paula e Willian (Palmeiras x Flamengo - Brasileirão 2020)
Setembro 28, 2020

Marcia Cristina Santiago vence a rodada 4

Mais uma semana com jogos decisivos que você curtiu no Bolão. Entre clássicos e polêmicas, quem teve os melhores palpites da semana foi Marcia Cristina Santiago: anotou 770,25 pontos e venceu a...

Daniel Alves (São Paulo x Internacional - Brasileirão 2019)
Setembro 25, 2020

Prévia de Internacional x São Paulo

Dois times que podem assumir a liderança do campeonato — mas dois times que também vivem momentos de cobrança da torcida. Internacional x São Paulo é dos duelos mais esperados da rodada 12, com esse...