Vardy e Lindelof (Manchester United x Leicester - PL 2019-20)
Julho 24, 2020

Fique por dentro da rodada final da Premier League

Depois de Alemanha e Espanha, chegou a vez da Inglaterra encerrar a sua maratona de futebol. E mesmo com o título já definido, a disputa será intensa na última rodada da Premier League!

A briga contra o rebaixamento, por exemplo, tem três times buscando fugir das duas vagas ainda indefinidas. O Bournemouth (31 pontos) precisa vencer e torcer contra Aston Villa e Watford — ambos com 34 pontos e separados por um gol no saldo.

Mas o destaque mesmo vai para a definição das últimas vagas na Champions League. Com o recurso julgado a seu favor, o Manchester City juntou-se ao Liverpool entre os já classificados. Agora Manchester United, Chelsea e Leicester City duelam pelos últimos dois lugares restantes — com um confronto direto de tirar o fôlego.

Pronto para palpitar nessas partidas que valem milhões para cada time? Pegamos as informações mais importantes dos dois jogos que valem participação na maior competição europeia de clubes. Assim você fica ainda mais preparado!

1. Chelsea x Wolves – domingo, 26/07, 12h

Apesar de ter sido ultrapassado na tabela pelo Manchester United, o Chelsea continua dependendo apenas de si para garantir seu lugar na Champions. Tudo por causa do confronto direto entre os Red Devils e o Leicester — um ponto é suficiente para ficar no mínimo em quarto, independente do que acontecer no King Power Stadium.

Claro, o objetivo de Frank Lampard e comandados é não passar sustos. Vencer o Wolves é o caminho certeiro — mas o oponente também tem disputa própria para se preocupar.

Em sexto lugar, com 59 pontos, o Wolves depende apenas de si para garantir vaga na Liga Europa sem depender do resultado da Copa da Inglaterra. O Tottenham vem apenas um ponto atrás e uma vitória do Arsenal na final do próximo sábado significa que o sétimo lugar fica de mãos abanando.

Escalações

Lampard não poderá contar com Fikayo Tomori e Billy Gilmour, enquanto espera mais sobre a condição de N’Golo Kanté — o francês perdeu as últimas cinco partidas dos Blues.

Sem Kanté, Jorginho ganhou mais espaço na equipe e deve se manter como titular. O Chelsea esperado tem: Kepa; Reece James, Rüdiger, Zouma e Azpilicueta; Jorginho, Kovacic e Mount; Willian, Giroud e Pulisic.

No Wolves, nenhuma lesão ou jogadores suspensos para atrapalhar os planos de Nuno Espírito Santo. Sem ter atuado no meio de semana, a tendência é que o treinador português repita o mesmo time que superou o Crystal Palace na rodada anterior: Rui Patrício; Dendoncker, Coady e Boly; Doherty, Rúben Neves, João Moutinho e Jonny; Traoré, Raúl Jiménez e Podence.

Confrontos recentes

O Chelsea tem ampla vantagem nos confrontos recentes, com oito vitórias nos últimos 11 jogos. Desde a volta dos Wolves à Premier League, porém, o duelo é mais apertado. Os Blues não venceram na temporada passada, perdendo no Molineux e apenas empatando em Stamford Bridge.

Na atual temporada, porém, goleada de 5 a 1 a favor do Chelsea fora de casa. Destaque daquela partida, com três gols a favor e um contra, Tammy Abraham ainda tenta recuperar espaço no time titular — Giroud tem sido o preferido nos últimos encontros.

2. Leicester x Manchester United — domingo, 26/07, 12h

A cereja do bolo neste encerramento da Premier League — um encontro que poucos esperavam valer tanto quando a tabela foi divulgada na pré-temporada.

O Leicester chegou a sonhar com mais um título e parecia garantido na Champions League após meses de atuações sólidas. Porém, o time não conseguiu manter o mesmo nível após a paralisação causada pela pandemia do Covid-19: em oito rodadas, venceu apenas duas vezes, pontuando em mais três empates.

Bem diferente do Manchester United, que manteve a sequência invicta iniciada em fevereiro. A derrota para o Chelsea nas semifinais da Copa da Inglaterra foi a primeira em 20 jogos — na Premier League, são 13 partidas de invencibilidade, com oito vitórias e cinco empates.

Momentos distintos que levaram à decisão deste domingo. A situação é bem clara: o vencedor está garantido na próxima Champions, enquanto um empate basta para o Manchester United. A igualdade também pode colocar o Leicester no principal torneio europeu, mas para isto os Foxes precisam torcer por derrota do Chelsea — mesma situação caso os Red Devils sejam os perdedores.

Escalações

O mau desempenho do Leicester está diretamente ligado ao número de lesões no elenco. O meia James Maddison e os laterais Bem Chilwell e Ricardo Pereira, homens-chave no esquema de Brendan Rodgers, estão fora, assim como os defensores Christian Fuchs e Daniel Amartey.

Para piorar, o zagueiro Çaglar Söyüncü foi expulso na derrota para o Bournemouth e cumpre o último jogo de suspensão neste domingo. Sem muitas opções, Rodgers deve mandar a campo o mesmo time que enfrentou o Tottenham na rodada anterior: Schmeichel; Bennett, Evans e Morgan; Justin, Tielemans, Ndidi e Thomas; Pérez, Barnes e Vardy.

Do lado vermelho, Luke Shaw é um potencial retorno na lateral esquerda, assim como Bailly na zaga — porém Lindelof e Maguire devem continuar como titulares. Um potencial United tem: De Gea; Wan-Bissaka, Lindelof, Maguire e Shaw; Matic, Pogba e Bruno Fernandes; Greenwood, Martial e Rashford.

Confrontos recentes

O Leicester vai precisar quebrar um longo tabu para não depender de nenhum outro resultado. São 11 jogos sem vencer o Manchester United, com oito derrotas e três empates.

Os Red Devils venceram os três últimos confrontos, mas todos por apenas um gols de diferença: 2 a 1 e 1 a 0 na temporada passada, enquanto o jogo do primeiro turno do atual campeonato terminou em outro 1 a 0.

Imagem: Reuters

Mais Postagens

Reinier e Nathan (Flamengo x Atletico-MG - Brasileirao 2019)
Agosto 7, 2020

Destaques de Fortaleza x Athletico-PR e Flamengo x Atlético-MG

Demorou, mas começou! As medidas de contenção da pandemia causada pelo novo coronavírus atrasaram o início do Brasileirão em três meses — mas a disputa está pronta para a primeira rodada neste fim de...

Marcos Rocha e Janderson (Palmeiras x Corinthians - Brasileirao 2019)
Agosto 5, 2020

6 dados sobre Corinthians x Palmeiras

Round número 2 na maior rivalidade paulista. Duas semanas depois de se enfrentarem no retorno do Paulistão, Corinthians e Palmeiras retornam a Itaquera para a primeira parte da decisão do campeonato...

Walker e Modric (Real Madrid x Manchester City - Champions League 2019-20)
Agosto 3, 2020

Liga dos Campeões e Brasileirão para abrir agosto

Agosto é tradicionalmente o mês de começo de temporada na Europa. Mas esse 2020 maluco inverteu a lógica: é o Brasileirão que começa, enquanto os maiores times finalizam a principal competição de...