Fred (Fluminense x Botafogo - Carioca 2020)
Outubro 2, 2020

Novidades para os clássicos do fim de semana

O Brasileirão completa um terço dos seus jogos nesse fim de semana com uma rodada de luxo. Dois clássicos agitam sábado e domingo — e também o nosso Bolão!

Em Porto Alegre, o Gre-Nal vai para sua sexta edição em 2020, com o Inter ainda buscando a primeira vitória sobre o rival. Quem também quer reencontrar os três pontos é o Botafogo: em 12 jogos, venceu apenas uma vez no campeonato. A próxima chance é no domingo, contra um Fluminense que vem surpreendendo até aqui no Brasileirão.

Qual o pano de fundo para cada um desses jogos? Trazemos as novidades para os clássicos do fim de semana:

Grêmio x Internacional — sábado, 03/10, 17h

Últimos jogos

Duas semanas atrás o Grêmio estava à beira de uma crise: três jogos sem vencer, terceiro lugar em seu grupo na Libertadores, insatisfação da torcida com a utilização de reservas no Brasileirão.

Duas vitórias depois, as nuvens negras mudaram de endereço em Porto Alegre. O Grêmio está classificado no grupo E, enquanto a derrota no segundo clássico continental passou a integrar a sequência de quatro jogos do Inter sem vencer — e apenas um triunfo em seis duelos.

Escalações

E quando a fase é boa, as notícias positivas vão atrás. O Grêmio terá os retornos de Maicon, Éverton e Lucas Silva para o clássico de sábado — embora apenas o último esteja confirmado como titular.

Jean Pyerre chegou a ser cogitado, mas ainda não foi relacionado. Continua na lista de desfalques, ao lado de Kannemann e Pedro Geromel.

O provável Grêmio tem: Vanderlei; Orejuela, Paulo Miranda (Rodrigues), David Braz e Cortez; Matheus Henrique, Lucas Silva, Darlan (Maicon); Alisson, Pepê e Diego Souza.

Por falar em desfalques, o Internacional ganhou um de última hora: o lateral Moisés testou positivo para covid-19. É a posição mais afetada, já que Rodinei (também covid-19) e Saravia (ligamento do joelho) também estão fora.

O esboço do time que Eduardo Coudet deve mandar a campo tem: Marcelo Lomba; Heitor, Rodrigo Moledo, Cuesta e Uendel; Rodrigo Lindoso, Edenílson, Patrick e Boschilia; Thiago Galhardo e Abel Hernández.

Confrontos recentes

Com a vitória no último duelo, o Grêmio chegou a três vitórias sobre o Inter em 2020, com outros dois empates completando a conta. Já são dez jogos consecutivos sem derrota para o tricolor em Gre-Nais — a última vitória colorada aconteceu no Brasileirão 2018.

Mais do que isso: o Inter ganhou apenas uma vez em 17 jogos na Arena do Grêmio, palco deste sábado. E isto aconteceu em 2014, apenas no terceiro encontro no novo estádio. De lá para cá, foram 14 partidas, com seis vitórias gremistas e oito empates.

Botafogo x Fluminense – domingo, 04/10, 11h

Útimos jogos

O Botafogo vem de sequência com apenas uma vitória em nove jogos — mas triunfo que garantiu ao time a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil.

O time, porém, é vice-lanterna do Brasileirão e a derrota para o Bahia, no meio de semana, decretou o fim da era Paulo Autuori no comando do time; Bruno Lazaroni foi promovido a treinador da equipe principal.

No Fluminense, a situação é quase oposta. O time é sétimo colocado no Brasileirão e venceu três das últimas cinco partidas. Por outro lado, foi eliminado de forma pelo Atlético-GO na Copa do Brasil, com o gol decisivo anotado já nos acréscimos.

Escalações

Apesar da mudança de treinadores, a expectativa é que Lazaroni não mude muito em relação ao que Paulo Autuori vinha fazendo. Até porque o Botafogo tem desfalques importantes: Gatito Fernández ainda não está recuperado de lesão joelho; Honda e Bruno Nazário ainda estão fora com dores no tornozelo.

No lado positivo, Marcelo Benevenuto voltou a treinar e pode voltar ao time titular — mas a decisão será tomada apenas neste sábado. A dúvida só no esquema utilizado. Caso decida por uma linha de quatro defensores, Pedro Raul pode entrar no lugar de um dos zagueiros.

O provável Botafogo vai a campo com: Diego Cavalieri; Kevin, Marcelo Benevenuto, Rafael Forster, Kanu e Victor Luis; Rentería, Caio Alexandre e Rhuan (Luiz Otávio); Kalou e Matheus Babi.

No Fluminense, expectativa de poucas mudanças em relação ao time que goleou o Coritiba na segunda-feira. A tendência é apenas a saída de Wellington Silva, que sofreu lesão na coxa esquerda. Com base nos treinamentos, Fernando Pacheco é o substituto mais provável.

Assim, Odair Hellmann deve escalar o Flu com: Muriel; Igor Julião, Matheus Ferraz, Nino e Danilo Barcelos; Hudson, Dodi e Nenê; Michel Araújo, Fernando Pacheco e Fred.

Confrontos recentes

Botafogo e Fluminense já se enfrentaram duas vezes esse ano, pelo Campeonato Carioca — e o Fogão ainda não marcou nenhum gol. Vitória tricolor por 3 a 0 no primeiro encontro e empate por 0 a 0 no mais recente.

O Botafogo tem apenas duas vitórias sobre o Fluminense nos últimos nove confrontos, desde o começo de 2018. E a tendência geral é de poucos gols no duelo: em apenas três das últimas 15 partidas o placar superou 2.5 gols, e em quatro vezes ambos times marcaram gols.

Imagem: Gazeta Press

Mais Postagens

Bruno Henrique e Leo Gomes (Flamengo x Athletico-PR - Brasileirão 2020)
Outubro 28, 2020

5 informações sobre Athletico-PR x Flamengo

A Copa do Brasil volta à cena nesse meio de semana e um dos destaques acontece em Curitiba. Athletico-PR e Flamengo não parece uma rivalidade apimentada — mas o duelo dessas oitavas de final tem um...

Pedro e defesa do Athletico-PR (Flamengo x Athletico-PR - Brasileirao 2020)
Outubro 26, 2020

Copa do Brasil chega com tudo na rodada 4

A semana é de Dia das Bruxas, mas o Bolão 188BET não quer saber de sustos: só queremos palpites certeiros em mais uma rodada de muita emoção. Bons jogos na Europa e mata-mata no Brasil são os...

Fred, Lucas Claro e Nenê (Fluminense x Santos - Brasileirão 2020)
Outubro 26, 2020

Vinicius Rother Heck é o campeão da rodada 3

Mais uma semana completada no Bolão, com muito futebol de alto nível para curtir e palpitar. E nosso campeão Vinicius Rother Heck não deu bobeira: acertou oito dos nove jogos em disputa, somando 702,...