Tchê Tchê, Alisson e Marinho (Santos x São Paulo, Brasileirão 2019)
Março 13, 2020

Prévia de São Paulo x Santos e Vasco x Fluminense

A crise de saúde causada pelo coronavírus forçou o futebol europeu a suspender as atividades. Até a Conmebol já se movimentou, adiando as próximas rodadas da Copa Libertadores e o início das eliminatórias para a Copa do Mundo.

No Brasil, nada ainda parou — e mesmo com portões fechados, dois clássicos prometem esquentar a disputa dos estaduais neste fim de semana! São Paulo e Santos se enfrentam sábado, no Morumbi, enquanto Vasco e Fluminense duelam domingo, no Maracanã.

Dois jogos bem diferentes, pelo momento dos times, mas com muito rivalidade envolvida. A gente não poderia passar em branco — e por isto preparamos esta prévia, com informações dos quatro times envolvidos. Hora de saber o que cada um deles está preparando!

1. São Paulo x Santos — sábado, 14/03, 19h

O San-São do Paulista 2020 chega com os dois times em situação relativamente confortável na tabela. O Santos lidera o Grupo A com 15 pontos, cinco a mais do que o Água Santa e oito acima de Ponte Preta e Oeste — significa que o time pode até mesmo ser campeão do grupo já nesta rodada.

O Tricolor também lidera seu grupo, C, com os mesmos 15 pontos do Peixe — porém, com o Mirassol apenas dois pontos atrás. No entanto, o empate no clássico pode dar ao São Paulo a classificação já nesta rodada, desde que o Ituano não vença e a Inter de Limeira não pontue.

Confrontos recentes

O histórico dos últimos anos é de um clássico bem pareado. Foram apenas três jogos entre os times em 2018 e também 2019, com resultados bem parecidos: em cada uma dessas temporadas, uma vitória de cada lado e um empate.

O que muda é o palco dessas vitórias. Enquanto o São Paulo não venceu o Santos fora de casa, o Peixe conseguiu uma vitória no Morumbi: 1 a 0 ainda na primeira fase do Paulista 2018, cortesia de Gabigol.

E se o 3 a 2 no Brasileirão 2019 chama atenção, é por ser um ponto fora da curva: os outros cinco confrontos no período não tiveram mais do que dois gols — e quatro destes jogos terminaram com ao menos um dos times segurando o zero no placar.

Escalações

São Paulo e Santos entraram em campo no meio de semana e venceram seus jogos pela Libertadores: o Tricolor contra a LDU (3 a 0), os alvinegros contra o Delfín (1 a 0).

O time de Fernando Diniz tem uma baixa confirmada: o goleiro Tiago Volpi sofreu uma fratura na mão durante a última partida e está fora do clássico; Lucas Perri é o substituto. Fora isto, a indicação é de força máxima — a maior dúvida é poupar ou não Vítor Bueno, que retornou há pouco de lesão no tornozelo.

No Peixe, duas dúvidas no ataque. Kaio Jorge e Eduardo Sasha deixaram a partida de terça-feira com problemas físicos: o primeiro já treinou em campo, mas Sasha permanece em tratamento especial. Arthur Gomes e Yuri Alberto estão de sobreaviso — podem ser as únicas alterações em relação ao time que entrou em campo pela Libertadores.

2. Vasco x Fluminense — domingo, 15/03, 18h

Ao contrário do clássico paulista, o duelo carioca coloca dois times que começaram a temporada de maneira bem oposta. O Fluminense venceu o Grupo B da Taça Guanabara com cinco vitórias em seis jogos e lidera também na Taça Rio, com seis pontos nas duas primeiras rodadas. A marca negativa até o momento é a eliminação para o Unión La Calera na Copa Sul-Americana.

Enquanto isto, o Vasco venceu apenas duas vezes no primeiro turno do Carioca, ficando de fora das semifinais, e empatou os dois primeiros duelos do segundo turno, contra Resende e Volta Redonda. A situação só não é pior porque o time ainda segue vivo nas Copas do Brasil e Sul-Americana.

Quer dizer, não é pior por enquanto. Os dois times saíram derrotados no meio de semana, em jogos válidos pela terceira fase da Copa do Brasil. O Fluminense se deu mal contra o Figueirense, em Florianópolis, ao perder por 1 a 0. Mesmo placar de Vasco e Goiás em São Januário, acendendo de vez o alerta de possível demissão do técnico Abel Braga.

Enquanto isto,

Confrontos recentes

Se o momento do Vasco não é o ideal, o tricolor parece o adversário mais indicado para uma recuperação. São nove jogos de invencibilidade dos cruzmaltinos sobre o Fluminense, com sete vitórias e dois empates no período.

Os confrontos de 2019 apontam o que pode ser a tendência do clássico deste domingo: poucos gols. No Carioca, duas vitórias vascaínas por 1 a 0. No Brasileirão, deu Vasco no primeiro turno, 2 a 1, mas empate por 0 a 0 nas rodadas finais.

Escalações

Como o Vasco entrou em campo na quinta-feira, os titulares não foram a campo no dia seguinte. Abel Braga segue no comando do time e pode testar algumas alterações. O meia Martín Benítez estreou contra o Goiás saindo do banco e é opção para ser titular pela primeira vez. Talles Magno segue em recuperação.

No Flu, Gilberto é mais um nome na lista de lesionados, que já contava com Digão, Frazan e Miguel — o lateral deve ser substituído por Igor Julião. Após ter sentido dores contra o Madureira, Nenê atuou nas duas últimas partidas. O veterano é o artilheiro tricolor em 2020, mas pode ser poupado domingo; Paulo Henrique Ganso é uma das opções para o seu lugar.

 

*Devido à suspensão dos jogos do Campeonato Inglês, o confronto Tottenham e Manchester United não será realizado neste domingo. Com isso, apenas as outras oito partidas serão consideradas para o Bolão.

Imagem: Gazeta Press

 

Mais Postagens

Lucas Leiva e Bakayoko (Milan x Lazio - Serie A 2018-19)
Julho 3, 2020

14 rapidinhas sobre o Campeonato Italiano

A disputa no Campeonato Italiano continua intensa. A Juventus aproveitou o tropeço da Lazio contra a Atalanta para abrir quatro pontos de vantagem na liderança, enquanto a briga pelas vagas na Liga...

Alex Santana (Botafogo x Portuguesa-RJ - Carioca 2019)
Julho 1, 2020

Definição no Carioca: Portuguesa-RJ x Botafogo

O Campeonato Carioca foi o primeiro a retornar no Brasil — mesmo em condições desfavoráveis — e já temos rodada decisiva. O meio de semana tem os últimos jogos da fase de grupos na Taça Rio,...

Joe Gomez e Sterling (Liverpool x Manchester City - PL 2019-20)
Junho 29, 2020

Muita La Liga e Premier League na rodada 3

O futebol não para na Europa! Os principais campeonatos mantêm a maratona para completar suas temporadas e a última semana do mês chega com duelos de arrepiar! La Liga e Premier League são os...